Veja como solicitar a caneta de insulina reutilizável na rede pública de saúde de Macapá
06/05/2025
(Foto: Reprodução) Entrega da nova caneta está disponível em 11 UBSs de Macapá e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. Nova caneta de insulina reutilizável, modelo NPH (Neutral Protamine Hagedorn)
PMM
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Macapá e o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes iniciaram a entrega da nova caneta de insulina reutilizável, modelo NPH (Neutral Protamine Hagedorn).
A caneta é disponibilizada pelo Ministério da Saúde e repassado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), possui validade de até três anos e, neste início, será utilizado exclusivamente com refis de insulina NPH. (Veja no final da reportagem as unidades que estão oferecendo o dispositivo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Os pacientes poderão retirar mensalmente o refil na unidade da escolha do interessado. De acordo com a Prefeitura de Macapá, os interessados em receber o dispositivo devem atender alguns critérios.
O paciente deve apresentar uma prescrição médica válida (com até 6 meses de emissão), cópia da receita, cartão do SUS e um recipiente térmico com gelo, para garantir o armazenamento adequado da medicação. Também será necessário realizar um registro na unidade de saúde e assinar um termo de responsabilidade junto com o farmacêutico.
Em casos de situações de perda ou roubo, para obter uma nova caneta será necessário a apresentação do Boletim de Ocorrência ao farmacêutico da unidade de saúde de referência do paciente. Em caso de falhas no funcionamento do dispositivo, o paciente deverá procurar o farmacêutico para avaliação e eventual substituição.
A transição das canetas descartáveis para o modelo reutilizável será feita de maneira gradativa, conforme o esgotamento do estoque atual fornecido pelo Ministério da Saúde.
O que é a caneta de insulina reutilizável?
É um dispositivo utilizado no tratamento do diabetes, com aplicador durável, fornecido gratuitamente no SUS, que permite o uso contínuo de tubetes de insulina de 3 mL de forma mais prática e segura do que a seringa. O período de utilização é de até 3 anos. Ele é composto de duas partes, a tampa e o corpo da caneta.
O corpo inclui um suporte para a colocação do tubete, um pistão com rosca que funcionará como êmbolo, uma janela para visualização da dosagem, um botão que ao girar seleciona a dosagem emitindo um clic sonoro, um botão que será pressionado para injeção da insulina e na outra extremidade um local com rosca para acoplar a agulha apropriada.
A caneta deve ser aplicada em regiões como: abdome, lateral da coxa, atrás do braço, região superior das nádegas.
Confira as unidades que estão fornecendo a nova caneta
UBS Álvaro Corrêa;
UBS Brasil Novo;
UBS Cidade Nova;
UBS Coração;
UBS Infraero 1;
UBS Infraero 2;
UBS Macapaba;
UBS Padre Raul Matte;
UBS Raimundo Hozanan;
UBS Rubin Brito Aronovitch;
UBS UNIFAP;
Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes;
*Estagiário sob supervisão da editora Josi Paixão.
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: