Amazonense de 13 anos supera 7 mil concorrentes e chega à semifinal do 'Pequenos Gênios'
26/07/2025
(Foto: Reprodução) Dante Castro, aluno que representa o Amazonas, está na semifinal do "Pequenos Gênios" da Globo
Divulgação
Dante Carvalho de Castro, um estudante de apenas 13 anos, vem chamando a atenção do Brasil ao representar o Amazonas no quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão com Huck (TV Globo). Após passar por uma rigorosa seleção entre mais de 7 mil crianças de todo o país, Dante já garantiu sua vaga na semifinal da competição, impressionando pelo raciocínio rápido, simpatia e amplo conhecimento.
O interesse pelo programa surgiu inspirado por amigos que já participaram da disputa. Com o apoio da mãe, Dante se inscreveu e, em abril deste ano, foi informado sobre sua aprovação para o quadro.
"Estou feliz porque vou representar o meu estado, o Amazonas, e por conseguir divulgar a ciência. Passei pela primeira etapa e agora estou indo para a semifinal. Estou estudando bastante e espero que o nosso grupo chegue à final”, afirmou o jovem competidor.
Desde a infância, Dante demonstra uma inteligência e curiosidade excepcionais. Aos 6 anos, sua brincadeira favorita era “correr na gravidade dos planetas”, mostrando interesse precoce pelo universo. Aos 7, já estudava em detalhes a composição dos planetas do sistema solar.
Aos 8 anos, ele aprofundou seus estudos em genética, focando em animais de longa vida para entender os segredos da longevidade.
Aos 11 anos, um teste de habilidades recomendado por sua professora confirmou o que a família já suspeitava: Dante possui altas habilidades intelectuais e raciocínio lógico acima da média.
Dante é membro do MENSA Brasil, associação internacional para pessoas com alto QI. Além disso, integra:
Grupo de Computação Quântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde estuda equações matemáticas;
Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) no planetário da UFSC;
Programa de extensão Escola Humanizada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com aulas de filosofia e teatro;
Projetos científicos de sustentabilidade, como o “Menos um Plástico!”, no Laboratório de Química HUB da UEA.
Dante Castro, aluno que representa o Amazonas, está na semifinal do "Pequenos Gênios" da Globo
Divulgação
Dante ainda participa de atividades do curso de Meteorologia na UEA e é orientado em Astrofísica por um professor da Universidade Federal de Sergipe, estudando os maiores teóricos da física moderna.
Apaixonado pela física de partículas, Dante sonha em se tornar um “físico moderno” capaz de desenvolver pesquisas que possam impactar positivamente a vida das pessoas.
Na segunda-feira (21), a escola de Dante realizará uma homenagem em sua honra, celebrando seu talento, humildade e dedicação. A diretora do Centro Educacional Ajuricaba, Alessandra Nascimento, ressalta.
“Dante é um aluno excepcional, que sempre ajuda os colegas e compartilha seus conhecimentos. Essa homenagem vai além do programa de TV, pois celebra tudo que ele representa para a nossa escola, para a educação e para a ciência".
Além dos estudos, Dante dedica parte do seu tempo ao voluntariado, dando aulas de física para crianças de 8 anos em sua antiga escola pública, onde é muito querido. Também é autodidata no piano, tendo Bach e Beethoven como seus compositores favoritos.
Filho de Carolina Cecília Carvalho Nogueira e Jhon Weiner de Castro, Dante tem dois irmãos: Lívia, de 16 anos, e Miguel, de 9. Com uma trajetória marcada por talento, curiosidade e compromisso, ele segue inspirando não só o Amazonas, mas todo o Brasil.
Justiça determina que UEA resguarde vaga de 'Pequeno Gênio' aprovado em vestibular